quinta-feira, 24 de julho de 2008

Eu sou favorável à transposição do Rio São Francisco

A um ano atrás quando me perguntavam sobre a transposição do Rio São Francisco minha resposta era contrária à proposta, hoje isto mudou.
Diante das publicações dos relatórios do IPCC sobre as mudanças climáticas, percebi que o grave problema da seca no semi-árido brasileiro tende a se agravar em tempo muito curto. Cientistas do Brasil e de todo o mundo afirmam que o semi árido tende a um rápido processo de desertificação, é necessário que se adotem medidas urgentes para o fornecimento de água até esta região.
Outro fator muito importante que me induziu a esta mudança de posição foi o acesso a informações sobre as outorgas já existentes para consumo de água do Rio, o volume a ser retirado do São Francisco para a transposição é igual a um terço da água consumida por um único, dos muitos projetos de agricultura irrigada na bacia, o Jaíba.
Além disso, a decisão de realizar as obras de transposição foram o maior dos estímulos para que pela primeira vez se elaborasse e colocasse em prática, no Brasil, um programa para a revitalização de uma bacia hidrográfica.
A nós, ambientalistas e sociedade civíl, cabe acompanhar as ações do programa de revitalização muito de perto, sugerindo melhorias e corrigindo eventuais falhas e imperfeições, o sucesso deste programa pode ser o estímulo e o exemplo a serem seguidos e aplicados em outras centenas de rios brasileiros ameaçados de secarem, pela erosão, pelo assoreamento, pela poluição de suas águas, pelo mau uso e pela falta de responsabilidade, seja dos empreendedores ou do poder público.

Sejam todos muito bem vindos a este espaço "livre", aguardamos a sua manifestação!

André Picardi

www.revitalizacao.com

http://blogdopicardi.blogspot.com



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Um comentário:

Anônimo disse...

ANDRE,
VC COMO MOBILIZADOR PODE ESTAR NOS DANDO MAIORES SUBSIDIOS PARA FORMAMOS UMA OPNIAO COM MAIOR EMBASAMENTO.GOSTARIA DE CONHECER OS DADOS DE SUAS AFIRMACOES.
UM ABRACO,

MARINA CARVALHO
CAMPOS ALTOS